sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O inimigo moral da adoração – John Piper


Concluo dessa meditação sobre a natureza da adoração que a revolta contra o prazer matou o espírito de adoração em muitas igrejas e corações. A noção difundida de que ações de elevada moral precisam estar isentas de interesse próprio é um grande inimigo da verdadeira adoração. Adoração é o ato moral mais elevado que um ser humano pode perpetrar; assim, a única base e motivação para ela que muitas pessoas podem conceber é a noção de moralidade como execução desinteressada do dever. Todavia, quando a adoração é reduzida a um dever desinteressado, deixa de ser adoração. Porque adoração é festa.



Nem Deus nem minha esposa são honrados quando celebramos os dias importantes do nosso relacionamento por senso de dever. Eles são honrados quando me delicio neles! Por isso, para honrar a Deus em adoração, não devemos buscá-lo desinteressadamente, por medo de vir a ter alguma alegria na adoração e assim arruinar o valor moral do ato. Em vez disso, devemos buscá-lo objetivando o prazer, do mesmo modo que um cervo sedento busca o ribeirão, precisamente pela alegria de ver e conhecê-lo! Adoração é nada menos que obediência ao mandamento de Deus: "Agrada-te do Senhor!"


Virtude mal dirigida diminui o espírito de adoração. A pessoa que tem a noção vaga de que é virtuoso reprimir o interesse próprio, e que é errado buscar o prazer, dificilmente será capaz de adorar, porque adoração é a atividade mais hedonista da vida, e não deve ser arruinada com o menor pensamento de desinteresse. O grande impedimento à adoração não é que sejamos pessoas que buscam o prazer, mas que estamos dispostos a nos satisfazer com prazeres tão miseráveis.


O profeta Jeremias o disse assim:


Meu povo trocou a sua Glória por aquilo que é de nenhum proveito. Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai estupefatos, diz o Senhor. Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas (Jr 2.11-13).


Os céus ficam espantados e chocados quando pessoas abandonam rapidamente sua busca de prazer e se acomodam com cisternas rachadas.

Fonte: http://www.ocristaohedonista.com/

Nenhum comentário: