quinta-feira, 12 de agosto de 2010

É proibido - O que a Bíblia permite e a igreja proíbe

O que a Bíblia permite e a igreja proíbe


Quem proíbe: a Bíblia ou a igreja?

A Bíblia proíbe que a mulher evangélica use jóias, batom, calça comprida, ou corte o cabelo? "Sim!", dirão muitos evangélicos. "Não!", dirão muitos outros evangélicos.

O grupo dos que dizem sim vai mais além.

Não é permitido:

* bater palmas durante o culto


* ir ao cinema


* ir à praia ou à piscina


* ouvir música não-evangélica


* assistir à televisão


* assistir a jogos de futebol

Afinal, a Bíblia proíbe mesmo tudo isto, ou não há respaldo nas Escrituras para essas proibições?

Após observar e estudar os usos e costumes praticados nas diversas denominações evangélicas brasileiras; após ouvir milhares de jovens em congressos; após traçar o perfil de igrejas proibitivas e não-proibitivas, e observar o testemunho e o comportamento dos membros dessas igrejas, o pastor Ricardo Gondim resolveu escrever este livro.

É Proibido traz, finalmente, para a mesa de debate, um dos temas mais polêmicos entre os assuntos relacionados às igrejas evangélicas em nosso país: até onde alguns homens têm ocupado o lugar de Deus para ditar proibições?

Existem muitas pessoas hoje longe das igrejas evangélicas e totalmente indiferentes à mensagem bíblica por terem sofrido disciplinas e exclusões. Motivo? Foram vistas de lábios ou unhas pintados, de cabelos cortados, usando calças compridas, colar, brincos, jogando bola, soltando pipa ou incorrendo na prática de alguma outra proibição imposta pela igreja que elas freqüentavam. Os líderes evangélicos que excluíram, ou influenciaram decisivamente na exclusão dessas ovelhas do seu rebanho, estariam praticando uma correta e sadia exegese bíblica?

Quando pregamos que a Igreja tem que estar separada do mundo, o que estamos querendo dizer com isto? Em que devemos nos diferenciar das pessoas que ainda não confessaram a Cristo como Salvador? Será que devemos nos levantar da mesa de um restaurante quando virmos que à mesa ao lado está sentada uma pessoa que bebe ou fuma?

Por ter comido com pecadores e publicanos; por ter permitido que seus pés fossem lavados e enxugados por uma mulher pecadora; por ter pregado a sós para uma mulher de Samaria de vida nada exemplar, e por ter morrido entre ladrões, certamente Jesus também seria excluído dessas igrejas.

Quando o Senhor ordenou que fôssemos luz do mundo e sal da terra, estava se referindo a esse desafio de vivermos em um ambiente onde reinam as trevas e a imundície, sem nos deixarmos contaminar por elas. Ele nos instruiu, pois, a influenciar positivamente o mundo com a luz e a preservar com sal aquilo que ainda pode ser preservado.

É sobre este e outros polemíssimos assuntos ligados ao tema geral dos usos e costumes em nossas igrejas, que disserta, de maneira equilibrada e bíblica, o autor deste livro.

O Autor:
Ricardo Gondim Rodrigues, pastor da Igreja Assembléia de Deus Betesda, em São Paulo, é formado pelo Genesis Training Center, na Califórnia, USA, e autor de mais oito livros, entre eles O Evangelho da Nova Era e Santos em Guerra. É casado com Silvia Gerusa Rodrigues. O casal tem três filhos: Carolina, Cynthia e Pedro.

Fonte: http://debereia.blogspot.com/

Nenhum comentário: