quarta-feira, 2 de março de 2011

O Evangelho do Esforço Humano



Graça e Paz!


Muitas pessoas vivem uma jornada cristã frustrada por não conseguirem atingir um nível de ‘santidade’ almejado. Pessoas que possuem vícios, lutas com pecados específicos, gente que continua se condenando pelo seu passado. Se você é uma dessas pessoas (e eu também sou) este texto é para você.

O curioso é que a frustração no meio evangélico é uma via de mão dupla. Líderes impõem níveis morais elevadíssimos para o seu rebanho. Apresentam-se como verdadeiros super-heróis gospel. As pessoas, por sua vez, até tentam seguir aquele padrão por um determinado tempo, mas acabam sucumbindo. Ou desistem da fé, ou passam a usar máscaras, como num teatro, fingindo que a vida é perfeita, quando, na verdade, escondem muitos ‘esqueletos nos seus guarda-roupas’. O líder, ao presenciar esta situação, frustrasse duplamente: primeiro por ver que seu rebanho está se desgarrando, e também por perceber que nem ele próprio consegue seguir os padrões que estabeleceu.

Em Gálatas 5.22 lemos : “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Ora, vemos que o fruto é do Espírito, ou seja, resultado de sua atuação em nossa vida.

É muito importante que entendamos que nossa santidade não é, e nem pode ser conseguida através de nosso esforço pessoal em seguir regras. Sobre isso o apóstolo Paulo também nos fala em Colossenses 2.20-23: “Vocês morreram com Cristo e por isso estão livres dos espíritos maus que dominam o Universo. Então, por que é que vocês estão vivendo como se fossem deste mundo? Não obedeçam mais a regras como estas: ‘Não toque nesta coisa’, ‘não prove aquela’, ‘não pegue naquela’. Todas essas proibições têm a ver com coisas que se tornam inúteis depois de usadas. São apenas regras e ensinamentos que as pessoas inventam. De fato, essas regras parecem ser sábias, ao exigirem a adoração forçada dos anjos, a falsa humildade e um modo duro de tratar o corpo. Mas tudo isso não tem nenhum valor para controlar as paixões que levam à imoralidade.” – Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Neste texto, Paulo nos mostra que nosso esforço em cumprir regras humanas em nada adianta para controlar nossos desejos pelo que é mal (pecaminosidade).

“Então quer dizer que estamos liberados para fazermos o que bem entendermos?” Amigo, entenda uma coisa: Se você deseja fazer o que “lhe der na telha”, religião nenhuma, nem o próprio Deus , vão lhe fazer mudar de ideia. O cristianismo consiste em uma eterna entrega, em considerar a Deus e aos outros melhores e mais importantes do que você mesmo, este é o princípio do amor.

“Então, qual o caminho?” Para quem está cansado por não conseguir atender a tantas demandas de um Deus tão exigente, Jesus sugere: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.” – Mt 11.28 (NTLH)

O caminho sempre foi esse, entregar-se a Jesus. O cristão não frutifica por se esforçar em fazer o bem. Pelo contrário, a boa obra é o próprio fruto, um sinal de que a Seiva de Deus corre por entre seus galhos. Jesus também falou sobre isso: “Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.” – Jo 15.5 (NTLH)

Então quer dizer que não há esforço humano nenhum no evangelho? Pelo contrário, há um esforço imenso, mas não em cumprir tradições humanas. O grande esforço do Evangelho é não desistirmos de crer que Deus nos ama apesar de nossos pecados. Não importa o que tenhamos feito, “Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor!” - Lm 3.23 (NTLH)

Pra mim, santidade não consiste em cumprir preceitos, mas em não abandonar a Deus, em persistir seguindo-o, mesmo apesar de nossos erros, sabendo que já fomos perdoados e que Ele nos quer bem.

Para finalizar, deixo mais um versículo que mostra quão grande é o poder do Senhor em nos perdoar e nos manter próximos ao seu amor: “Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.” 1 Jo 1.9 (NTLH)

Querido leitor, apenas entregue o que você fez de errado nas mãos de Deus, e Ele o perdoará. Não desista, insista em seguir os passos de Jesus, e Deus o transformará de dentro para fora. Diga não ao evangelho do esforço humano

Deus lhe abençoe

Fonte: http://refletindoagraca.blogspot.com/

Nenhum comentário: