sábado, 16 de janeiro de 2010

A ESCOLHA DA LIDERANÇA DA IGREJA




   

                                    
 Por Hernandes Dias Lopes
                                               

O Senhor Jesus é o nosso supremo modelo. Ele é o referencial absoluto para quem a igreja deve olhar na hora de tomar as suas decisões. No que concerne à escolha da liderança da igreja, precisamos aprender com o método de Jesus. Como ele escolheu os seus discípulos? Que critérios ele usou nessa escolha? Como ele trabalhou com a sua liderança?


1. Ele buscou a direção do Pai na escolha - Jesus passou uma noite orando em favor dessa sublime causa. Ele buscou a vontade e a direção do Pai para fazer essa escolha. Ele escolheu os seus discípulos pela orientação do céu. Devemos, de igual modo, escolher a liderança da igreja em espírito de oração. Devemos submeter a nossa vontade à vontade sábia e soberana de Deus. Os critérios humanos são falhos. As aparências enganam. Se não seguirmos a vontade de Deus, conforme estabelecida em sua Palavra, podemos fazer escolhas erradas. Por esta causa devemos nos colocar de joelhos diante do Pai. É a vontade de Deus que deve prevalecer, e não a nossa, na escolha dos líderes da igreja.


2. Ele escolheu homens para andarem com ele - Jesus designou os doze apóstolos para estarem com ele. A maior prioridade da liderança da igreja não é fazer a obra de Deus, mas ter comunhão com o Deus da obra. O que nos qualifica para a liderança não é o ativismo, mas a intimidade com Deus. O ser vem antes do fazer. A vida vem antes do trabalho. Deus está mais interessado em quem somos do que no que fazemos. Deus está mais interessado em caráter do que em carisma. Ele está mais interessado em nossa vida do que no nosso trabalho. Jesus chamou os apóstolos para estarem com ele. Esse é o primeiro chamado da liderança. Não podemos apascentar o rebanho se não conhecemos intimamente o Senhor do rebanho.


3. Ele comissionou e capacitou a liderança para fazer a sua obra - Os discípulos, chamados e treinados, devem pregar a Palavra, expelir demônios e orar pelos enfermos. O ministério é de proclamação, libertação e consolo. A liderança não é aquela que simplesmente manda fazer, mas a que vai à frente do rebanho, como exemplo do rebanho, fazendo a obra de Deus no poder do Espírito Santo. A liderança da igreja precisa estar comprometida com a proclamação da Palavra, com a libertação dos cativos e com o alívio dos que sofrem. Ela deve ser exercer um ministério querigmático e terapêutico.


4. Ele chamou homens diferentes para fazer parte da liderança da igreja - Jesus escolheu doze homens totalmente diferentes. Escolheu um homem temperamental e falante como Pedro. Investiu em pessoas de estopim curto, filhos do trovão, como Tiago e João. Chamou pessoas pacatas como André; pragmáticas como Filipe; preconceituosa como Bartolomeu; incrédula como Tomé. Chamou um homem da situação como Mateus e um oposicionista revolucionário como Simão, o zelote. Escolheu outros que viveram sempre no anonimato como Tiago, filho de Alfeu e Tadeu. Chamou até mesmo, Judas Iscariotes, o traidor. Jesus não escolheu esses homens porque eram perfeitos. Jesus investiu neles. Trabalhou com eles. Gastou tempo com eles. Ensinou-os. Corrigiu-os. Amou-os. Depois, revestiu-os com o poder do seu Espírito. Suas vidas não continuaram sendo as mesmas. Eles foram transformados pelo Espírito de Deus para transformarem o mundo. O método de Jesus não mudou...


Texto Retirado de:  http://www.hernandesdiaslopes.com.br/


5 comentários:

Thaty nogueira disse...

PUXA... AMEI! TESTIFICA COM MEUS PENSAMENTOS. UM LÍDER NÃO DEVE GRITAR PARA SE IMPÔR, SUAS ATITUDES DE EXEMPLOS É O QUE IMPÕE... NÃO ADIANTA SE VALER DO "PODER" SE VC NÃO É O PRIMEIRO A FAZER, ISSO É ABUSO DE AUTORIDADE.
E QUANTO AS OBRAS REALMENTE TEMOS QUE TER CUIDADO, ÀS VEZES NOS COLOCAMOS EM TANTAS TAREFAS QUE NÃO NOS SOBRA TEMPO DE TER O SECRETO COM DEUS... MUITAS OBRAS E POUCA INTIMIDADE = ISSO NÃO É BOM!
SEJA UM VASO DE HONRA NA CASA DO SENHOR, DÊ O SEU MELHOR E TUDO QUE TE VIER AS MÃOS FAZE-O COM TUAS FORÇAS MAS NÃO DEIXE AS OBRAS SEREM MAIS IMPORTANTES QUE DEUS... BUSQUE-O SEM CESSAR E ELE MESMO ADESTRARÁ TUAS MÃOS PRA GUERREAR E VENCER!

Alisson Bruno disse...

Luis,meu querido irmão,quero lhe agradecer pela sua visita,fiquei muito feliz por suas palavras.E quanto ao seu blog está ótimo,bem original e muito bom conteúdo,use-o sempre em favor de Jesus e sempre preservando a essência de sua palavra.
Apartir de agora estarei acompanhando,e sempre lendo seus post's,já estou lhe seguindo.
Coloque meu banner no seu site,me ajudando a divulgar.Lhe agradeço mais uma vez e até mais.
abraços!!

Unknown disse...

Olá Luís,

Gostei do seu trabalho. Continue assim.

Geziel

juberd2008 disse...

Luis,

Texto importante esse do Rev. Hernandes. Gostei de conhecer o seu blog. Obrigado pela visita ao meu blog.

Uilson Camilo disse...

Graça e Paz Luís,

Aqui estou passando por seu Blog, muito bom conteúdo.
Deus continue abençoando sua vida.
Já sou um seguidor.

Fiza na PAz

Uilson Camilo.