terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Série Igreja - Qual é a Igreja que Deus Quer?




Vivemos em um tempo que existem igrejas de vários estilos e modelos, mais qual será o modelo de igreja que Deus quer?
Olhando para o livro de Apocalipse nos capítulos 2 e 3, Deus faz uma análise de sete igrejas da Ásia e relata o modelo e as atitudes de cada uma delas.
Fazendo um estudo sobre o que Deus fala dessas igrejas da pra se ter uma idéia de qual é a igreja que Deus realmente quer. Qual será a igreja que Deus aprovou?
Vou citar nesse estudo apenas três das sete igrejas que já será o suficiente para se ter uma idéia de qual modelo de igreja que mais agrada a Deus.
É bom esclarecer que nesse período haviam mais igrejas nessa região o número de sete igrejas, sugere a idéia de que foram escolhidas sete igrejas devido a suas características como símbolos proféticos, de sete períodos específicos que a igreja cristã viveria futura mente.
Também é bom deixar claro que neste artigo não tenho a intenção de fazer um estudo teológico profundo sobre as sete igrejas, citarei algumas apenas para motivo de comparação ao estilo de algumas igrejas existentes nos dias de hoje.
Estudaremos os estilos de apenas três das sete igrejas: Éfeso, Laodicéia e Filadélfia.


Igreja de  Éfeso:situada na cidade de Éfeso considerara a cidade mais importante da Ásia foi uma das primeiras cidades alcançadas pelo evangelho através de Paulo e João.
Era uma igreja paciente,colocava a "prova" os seus líderes, trabalhava em nome de Deus e não se cansava disse o Senhor. Ap 2:3 
Deus porém tinha algo contra ela:

" Tenho porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor" Ap 2:4 


Quantas igrejas você conhece que existem nos dias de hoje em que deixaram o primeiro amor?
Se é que tiveram esse amor algum dia.
O que mais vemos hoje em dia são igrejas com templos luxuosos e cheio de pessoas vazias.
Igrejas com som profissional, instrumentos de primeira linha e uma adoração superficial que mais exalta ao diabo do que a Deus.

Você conhece alguma igreja assim?


Será que essa é a igreja que Deus quer?

Igreja de Laodicéia: ficava na cidade de Laodicéia, cidade rica grande pólo bancário, produtora de lã têxtil e colírio, isso mesmo colírio, remédio para os olhos.
Porém esta cidade tinha um grande problema com abastecimento de água e precisava pegar água de suas cidades vizínhas Colossos  e Hierápolis.
Colossos tinha uma água fria boa para consumo, enquanto que Hierápolis tinha uma água quente, boa para ser usada nas indústrias têxtis, a água morna não prestava pois não era boa nem para consumo e nem pra ser usada na indústria.
E o que Deus diz da igreja de Laodicéia?

 "Assim, poque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca" Ap 3:16

Laodicéia era uma igreja muito rica, com certeza muitos de seus membros deviam ser bancários, empresários da indústria têxtil e até produtores de remédios(colírio) que dadas as circunstâncias sem o avanço da tecnologia não deveriam haver muitos na época.
Ou seja, era uma igreja rica independente.

"Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu." Ap 3: 17


Riquíssimas, paredes de ouro, púlpitos de marfim, cadeiras de bronze, se vangloriando de quando era comparada a outras igrejas ser a primeira na lista de arrecadação, mais com um evangelho morno e pessoas mais mornas ainda, mais totalmente independentes confiando em suas riquezas "visões e sabedoria".
E onde Deus está nesta igreja?
Concerteza do lado de fora , pois Deus não divide sua glória com ninguém.

"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo." Ap 3: 20 

Você conhece alguma igreja assim?


Sera que essa é a igeja que Deus quer?

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, onde os ladrões não arrombam nem furtam.
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração." Mt 6: 19 a 21


Igreja de Filadélfia: estabelecida na cidade de Filadélfia, que ficava numa região previlegiada, pois era cercada por cidades importantes.
Não era uma igreja forte mais procurava obedecer a Deus e guardar a palavra.
Tinha suas fraquezas mas era perseverante, mantinha sempre suas portas abertas.

Você conhece alguma igreja assim?


Será que essa é a igreja que Deus quer?


Nos dias de hoje existem várias igrejas como a de Éfeso.
Que trabalha pra Deus,tem paciência, tem posto a "prova" seus "líderes(aqueles que concordam com tudo o que o líder fala, mesmo que não esteja de acordo com a palavra,que são de fácil manipulação e estão na visão ficam se não...) e tem até sofrido pelo nome do Senhor.
Tem realizado várias campanhas, arrecadado alimentos e até ganhado algumas almas.
Mas não se iluda se a sua igreja está assim, pois apenas isso não basta para Deus.
Como Deus disse para igreja de Éfeso que realizava tudo isso e mais algumas coisas...
"tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor".


Também existem hoje várias igrejas como a de Laodicéia.
Enormes, com muito dinheiro em caixa, riquíssimas,que não tem tido falta de nada, com programas em rádios e televisão, isso quando as emissoras de Tv e Rádio não são de propriedade exclusiva da própria igreja.
Igrejas totalmente independentes, cegas e nuas, onde Deus atua apenas como um mero coadjuvante.
Onde Deus está nessa igreja?

"Dou-lhe um conselho: compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar". Ap 3: 18 


O mais difícil nos dias de hoje é encontrarmos uma igreja como a igreja de Filadélfia.
Filadélfia significa Amor fraternal, uma igreja que ame a Deus realmente não importando com os bens materiais que ela possui, e quando possuia algum tipo de bem tudo era dividido com os outros, pois tinham tudo em comum.

"Vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo a sua necessidade" At 2: 45


Uma igreja que reconhece que não é forte por si mesma, obediente a palavra, que mesmo com as dificuldades e perseguições se mantém aberta, que é dependente e reconhece que sem Deus nada pode fazer.

"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma." Jo 15: 5


Quando realmente entendermos o que é ser uma igreja segundo o coração de Deus nenhuma porta ficará fechada, e aí sim as portas do inferno não prevalecerão.

"Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome." Ap 3: 8


Você conhece alguma igreja assim?


Essa é a igreja que Deus quer.


Texto Escrito por:
Luís Antonio Ramos













3 comentários:

Doutrina Cristã disse...

Ola Luiz, Deus, através da igreja, tem preparado tudo que pode para que seu povo possa, segundo Machado de Assis, “ascender do chão das turbas, e remontar ao céu.”

muito bom o seu texto, parabens.

vou seguir seu blog esperando ve-lo seguir o nosso com comntáros.

abraço

luiz cledio

ps - temos também uma rede onde v poderá ter sua página como membro e poder divulgar o seu blog vsa la
entre em http://doutrinacrista.ning.com/

Pr Waldyr disse...

Prezado Luiz,
Maravilhoso conhecer seu blog. A internet tem sido um veículo poderoso para divulgação da mensagem profética de Deus. Muitas vidas estão sendo Salvas pela Palavra da Cruz de Cristo. Não tenha dúvidas você está sendo um instrumento usado nesta maravilhosa proclamação. Que Deus continue abençoando poderosamente sua vida, família e ministério.

Grande abraço,

Em Cristo Jesus,

Pr. Waldyr

Vicente de Paulo disse...

Graça e Paz, obrigado por ter visitado o meu blog. Parabens pelo excelente blog, e em especial por esta postagem.