quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

10 Conselhos para quem trabalha com música na igreja





Começo justificando o título. Por que não usei "10 conselhos para equipes de louvor" ou "10 conselhos para levitas". Primeiro, porque louvor é todo o culto e não apenas aquele período em que cantamos cânticos. Nós louvamos a Deus quando oramos (se a oração for de louvor), quando lemos a Bíblia (se o texto expressar louvor) e, mesmo em silêncio quando temos uma atitude de louvor a Deus durante o culto. Limitar o louvor ao período de cânticos e desconsiderar tudo que acontece antes e depois. Sobre levitas, este ministério acabou no Antigo Testamento. Os levitas, assim como os sacerdotes, eram instrumentos de Deus dentro da lei cerimonial. Lei cerimonial é a parte da lei que tem relação com as cerimônias e sacrifícios do Antigo Testamento. Esta lei teve seu cumprimento final em Cristo e acabou nele. Jesus derramou a última gota de sangue requerida para expiação de pecados. Portanto, trazer os levitas, os sacerdotes, a arca, o chofar, etc, de volta, é retroceder. É voltar ao Antigo Testamento e desprezar a Aliança da Graça, que tem como sumo-sacerdote o próprio Jesus Cristo. Bem, feitas as ressalvas, vamos aos 10 conselhos:


1. Tenha uma vida de oração.

2. Leia constantemente sua Bíblia.

3. Confronte o que você lê na Bíblia com o modo como você pensa, age e fala.

4. Conserte seus relacionamentos (família, vizinhos, trabalho, escola...).

5. Nos ensaios, tente fazer o seu melhor. Maldito é aquele que faz a obra do Senhor relaxadamente (Jr 48.10).

6. No culto, lembre-se que os adoradores estão ali por causa de Jesus e não por sua causa.

7. Se você é hábil com a voz ou com algum instrumento, lembre-se de que isto foi dado por Deus, logo, nada de vaidades.

8. Não tente atrair atenção para si. Mostrar habilidades nos instrumentos (solando ou com arranjos chamativos) ou com a voz, improvisando e distorcendo a melodia, podem atrair atenção para você, desviando a atenção que deve ser dada a Cristo.

9. Depois de cantar/tocar permaneça no culto, participando com atenção. Retirar-se depois dos cânticos é comportamento de "estrela", totalmente impróprio em um culto em que Jesus é o centro.

10. Aprenda a analisar as letras daquilo que você canta. Uma boa melodia, nem sempre traz uma boa letra. E que prejuízo isto causa no culto. Peça ajuda do seu pastor neste sentido.


Por fim, mas com a impressão de que muito ainda deve ser dito, termino recomendando os escritos do Maestro Parcival Modolo. Excelentes para quem quer aprimorar o conhecimento musical e louvar a Deus mais adequadamente.

Postado por: Rev. Ageu Magalhães 
Retirado de : http://www.ipvilaguarani.blogspot.com/

4 comentários:

Thaty nogueira disse...

Muito interessante sua ressalva no início do post... fico chateada quando algum dirigente, antes de anunciar o início da pregação diz: "Agora vamos para melhor parte!" O que aconteceu com o restante do culto? Foi tudo "encheção de linguiça"? Uma vez que entendemos que em TUDO adoramos a Deus, toda parte do culto é perfeita e maravilhosa! Tenho a sensação de que pessoas que usam essa "frase de impacto" vêem a hora do louvor, das ofertas e etc como meros apetrechos de um culto. Se enganam, porque quando nosso coração está voltado pra adoração, o fazemos em todo o tempo, inclusive fora das 4 paredes dos templos... a melhor parte é estar em sintonia com o Espírito Santo em TODO o tempo!
Quanto as dicas, são preciosas... realmente, ver músicos, cantores ou dançarinos que não assistem as pregações mostram que são apenas músicos, cantores ou dançarinos... Deus não precisa de talentos, Ele busca ADORADORES, então toda arte, seja tocada, cantada, dançada e etc, se não for usada em adoração ao Rei dos reis, não passará de arte morta mas se vier junto de um coração adorador, vamos além da arte e nos tornamos instrumentos poderosos para glória de DEUS! Que Ele cresça e que nós diminuamos!
Vlw mano abençoado!

Ewerton B. Tokashiki disse...

Caro Luiz

Como é bom ler um blog escrito com sensatez e cuidado com o ensino da Palavra de Deus. Que o Senhor abençoe o seu ministério.

Pr Ewerton B. Tokashiki

james disse...

.

Misericórdia, e paz vos sejam multiplicadas.


Estamos fazendo uma visita, aproveitando para acompanhar seu exímio espaço, e lhe convidar para que nos faça uma visita, e nos dar a alegria de ser também um de nossos seguidores...

Nosso humilde blog Jesus, o maior Amor , se prima pelo fato de não propagar teologias, doutrinas, tendências, congregações, bandeiras religiosas, mas na pregação do evangelho de paz de nosso Senhor Jesus Cristo, e na união de todos aqueles que desejam adorar ao Senhor em espírito e em verdade.

Sejam consolados nossos corações, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para entendimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, revestimo-nos de amor, que é o vínculo da perfeição.

Deus nos abençoe nesta rica caminhada, e que os desígnios do Senhor nos mostrem como sermos verdadeiros adoradores, independente de quatro paredes, mas nas tábuas de nossos corações, edificando-nos uns aos outros...


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


Fraternalmente,


James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Comunidade "Blogueiros Cristãos"

...
..
.

Fabrício disse...

Olá Luís, Graça e Paz!

Vim retribuir a visita.

Que o Senhor te abençoe e te guarde, e continue te dando da sabedoria do alto.

Abs!