quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A Questão de Ser Discípulo



Por Fabiana Farias
Quando nos convertemos sempre tem aquele irmão que você conheceu que quer te apresentar melhor o Cristo ao qual você se entregou fazendo assim um discipulado. Ou seja, já que você é novo convertido e desfruta de uma novidade de vida, precisa conhecer melhor a esse Cristo que agora está no comando de tudo em sua vida…
Mas na verdade ser discípulo vai muito além do que apenas entregar a vida a Cristo. É preciso conhecer sua palavra, o Jesus homem, sua autoridade, mandamentos e ensinamentos, ou seja, Antigo e Novo Testamento, onde desde o Éden Jesus foi profetizado pelo Pai.
Qual a diferença entre os discípulos da Igreja Primitiva e nós, “discípulos de hoje?”.
 A simplicidade é uma delas. Os discípulos largavam, literalmente, suas famílias, trabalhos, vida social, sonhos etc. para seguir o Mestre. Infelizmente isso está bem distante de nós.
Até para ser feito missões em qualquer lugar do mundo lutamos para que o chamado se estenda a nossa família, porque acreditamos que sem ela não vamos conseguir existir ou realizar aquilo que nos foi proposto.
Na verdade apenas o que precisamos é seguir o Mestre!
No Novo Testamento a palavra discípulo ocorre 269 vezes e cristão apenas 3 vezes, sendo que cristão  foi citada a primeira vez referindo-se aos discípulos. Eram pessoas mais que especiais. Pessoas que mesmo entendendo suas fraquezas, necessidades e tendo seus próprios objetivos largaram tudo para ser o que lhes estava sendo proposto. 
Eles seguiam Jesus em atitude de estudo, obediência e imitação.
Como podemos agir como os discípulos da Igreja Primitiva nos dias de hoje? Difícil não é?
Abandonamo todos, somos obedientes, estudiosos da palavra e acima de tudo imitadores de Jesus? Nossas rotinas, famílias, empregos nos permitem isso? E por não permitirem deixaremos esse modelo de discípulado ser tão distante de nós? Podemos ser cristão sem ser um discípulo? Isso nas igrejas hoje em dia é claramente algo opcional.
A questão de ser discípulo não é fácil!                                                                 
É matar o velho homem a todo o momento e dizer não a carnalidade. A nossa tarefa é saber frear quando é preciso. Descansar acima de tudo em Deus e dividir o julgo pesado que carregamos com Ele.
Cristo é simples, coração e atitudes puras, santo, obediente, leal, amável, justo, comprometido com o reino e fiel a Deus.
Com o que foi acima citado podemos perceber que precisamos buscar ser mais parecidos com Cristo!
A quem estamos dando ouvidos?  Quem está no controle?
Precisamos estar com Jesus, sempre para poder aprender dele assim como aconteceu com os discípulos. Para não perdermos o foco, precisamos buscá-lo de todo o coração, focar nossas atitudes e pensamentos nele, para que a sua vontade possa ser cumprida em nós.
Minha oração é para que cresçamos na fé e possamos andar, sem deslizar, junto com Cristo, que o mundo possa nos reconhecer como discípulos de Jesus assim como aconteceu na Igreja Primitiva.
O custo é bem alto, mas a recompensa é grandiosa!!!

2 comentários:

Thaty nogueira disse...

Como diz uma velha canção: "Ser cristão não é ser somente um crente, é viver bem diferente..."
Pois é, hoje parece até que virou moda dizer que é evangélico (o mundo dos artistas está cheio de irmãos) mas como bem disse o post, um verdadeiro discípulo é reconhecido por suas atitudes de entrega, de renúncia por amor de Cristo. Infelizmente encontramos pelo caminho, "discípulos" que não se parecem em nada com Cristo... e o pior, suas atitudes são baseadas na famosa frase: "Não tem nada haver!" Ser discípulo vai muito mais além do que "bater o cartão" nos cultos e eventos da igreja... é refletir a vida de Cristo em nós!
Isso me fez lembrar meu primeiro post no meu blog
http://thatynogueira.blogspot.com/2009/04/espelho-da-verdade.html

valdemilson liberato disse...

Ser discípulo é o propósito de Deus para todo aquele que, pela fé, teve um verdadeiro encontro com Cristo "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos..." (Ef 4.13.14)
Obrigado pelas suas palavras e pela adesão ao nosso blog GRAÇA E PAZ.
Deus te abençoe.
Valdemilson