sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O desafio da Integridade




Os primeiros oito versículos do Salmo 119 falam muito de integridade. Fui refletindo um pouco sobre cada versículo e escrevi o que entendi. Veja o que você acha e comente. Pode discordar, criticar, contestar. Pode até concordar. Obrigado.
Verso 1: Eu quero ser íntegro para agradar a Deus


Segundo um professor que tive, ser íntegro é “fazer o que se fala e falar o que se faz”. É muito difícil pra gente tanto ser praticante pleno do que a gente prega quanto ser, integralmente, transparente sobre o que faz. Por isso, ao clamar pela própria integridade, o autor do Salmo coloca-se um enorme desafio.
Verso 2: Quero buscar o Senhor de todo coração


Eu não posso ser morno.  Não posso fazer triagem dos momentos em que deva ou não manter-me sintonizado com Deus, seu caráter e seus preceitos. Tenho de “ir com tudo”. Tenho de contrastar cada ato meu com os preceitos de Deus o dia todo, a cada momento. Tenho de reconhecer identidade entre mim e o Senhor o tempo todo.
Verso 3: Quero me afastar do mal atentamente


 Eu tendo a ser seletivo e “me afastar do mal no atacado”. Creio que Deus está me dizendo que tenho de viver isso também “no varejo”. Não são “só” os grandes males que eu devo evitar. Todo o mal é contrário aos preceitos de Deus.
Verso 4: Quero guardar os preceitos que Deus revelou

Os preceitos de Deus não são inventados, eles são revelados. Revelados por meio de pessoas que falaram o que, segundo criam, Deus tinha lhes falado. Depois desta revelação, esses preceitos foram escritos. A unidade deles todos atesta a credibilidade da revelação. Daí, guardar esses preceitos passa a ser uma conduta difícil de contestar.
Verso 5: Quero que esses preceitos criem raízes em mim para eu os cumprir de maneira automática

Quando os preceitos de Deus estão “lá dentrão” de nós, lá, desde o fundão de nossa alma passando por nossos mecanismos de escolha contínua de conduta, fica mais automático, mais natural o cumprimento dos mesmos por cada um de nós.
Verso 6: Não posso me envergonhar dos preceitos de Deus

Se, em alguma situação, a fim de cumprir esses preceitos, eu tiver de parecer fraco ou “estranho” junto às outras pessoas, quero escolher cumpri-los a despeito do constrangimento que isso possa me trazer.
Verso 7: Quando eu tiver aprendido, conseguirei ser íntegro na maneira que eu adoro o Senhor

Guardando os preceitos de Deus, desviando-me do mal “no atacado e no varejo”, sintonizando-me com Deus o tempo todo, arraigando-me nos preceitos de Deus e não deixando de cumpri-los mesmo quando isso me for constrangedor.
Essa é a maneira de vencer o desafio da integridade.
Verso 8: Socorro!

Sinceramente, sinto-me incapaz de cumprir tudo isso. Tenho medo de não conseguir. O autor do Salmo também tinha! E quando reconheceu isso tudo, ele disse “não me desampare completamente”.
Eu oro isso também.
Por Douglas Monaco

Nenhum comentário: