sábado, 2 de janeiro de 2010

Série Igreja -O que é a Igreja?

A partir de hoje vou começar a postar alguns estudos que vou denominar de Série Igreja, com o objetivo de colocar algumas reflexões sobre a fase atual e o momento em que a Igreja tem vivido.
Nesta primeira reflexão gostaria de dar uma definição baseado na Bíblia sobre o que é uma Igreja.


 Definição
Vemos esta palavra por toda a parte, mas seu significado é freqüentemente muito diferente. Algumas pessoas usam “igreja” para descrever um belo edifício no centro, outros a usam para descrever uma organização religiosa mundial,com suas repartições, departamentos e divisões.
Será que uma Igreja baseada na Bíblia realmente é isto?
As definições confusas de igreja, em nosso tempo, muitas vezes vedam o significado original desta palavra quando aplicada, no Novo Testamento, ao povo de Deus. Neste artigo, examinaremos brevemente o significado de “igreja” na Bíblia.
No grego a palavra "igreja" significa literalmente "CHAMADOS PARA FORA".
Igreja é um edifício construído com blocos e cimento? Não. É um edifício construído com pedras vivas, ou seja pessoas que agem e pensam, mesmo que as vezes de maneiras diferentes, já que as pessoas não são iguais pois foram criadas de maneira diferentes por Deus. 

"Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo" (1 Pedro 2:5).

Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus:

"Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; na qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito" (Efésios 2:19-22).
Qual tem sido o tratamento que as pessoas tem recebido dentro de nossas "igrejas"?
Temos tratado as pessoas como "santos" ou estrangeiros e peregrinos?
Será que temos sido a "Família de Deus"?

"E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.
Porém ele, respondendo, disse ao que falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?
...porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céu, este é meu irmão, e irmã, e mãe." Mt 12: 46 a 50

A quem pertence a Igreja?

"Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." At 20:28

Segundo este versículo a igreja pentence a Deus, que a resgatou com seu próprio sangue.
O que mais vemos hoje em dia são "bispos, apóstolos,pastores,reverendos,missioários" e sei mais la o que se dizendo donos da igreja e tomando suas decisões em nome de Deus, Será?

Do que é Formada a Igreja?

Deus: o pai
Jesus: o filho
Espírito Santo: o intercessor
Rebanho: os seguidores

Qual é a Função de cada Um?

Deus: é o que sustenta a sua igreja com seu braço forte, e seu poder imutável, onisciente e onipresente.
Jesus: salvador, amigo, príncipe da paz, maravilhoso, conselheiro...
Espírito Santo: aquele que veio para consolar e interceder com gemidos inexprimíveis.
Rebanho: adorar, servir e pregar a palavra.

Organismo ou Empresa?

Empresa: empreendimento, associação de pessoas para exploração de algum negócio, para produzir lucros e financiar projetos.
 Organismo: conjunto de seres vivos, a constituição do corpo, que exerce funções com caráter social, e político,ou seja, que pensam, tem direito de dar opiniões, concordar e discordar, de ir e vir.

Com certeza a Igreja de Deus mais se parece(ou deveria parecer)  com um Organismo e não com uma empresa.
Mais o que temos visto hoje?
Uma "igreja" mais parecida com uma empresa, onde no final do mês seus balancetes com suas entradas e saídas, e seus lucros e prejuízos são afixados nas paredes com grande orgulho, mostrando através do seu saldo positivo sua lucratividade.
Mostrando os melhores funcionários do mês, através de sua lista de "dizimistas", constrangendo aqueles que por um motivo ou outro ficaram impossibilitados de dizimar ao Senhor.

 "Portanto, quando você der esmola. não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará." Mt 6:2 a 4     
 
E onde está o relatório de almas alcansadas pela "igreja" durante o ano?
Onde está o relatório sobre os campanhas de oração, jejuns e arrrependimento que a 'igreja realizou?
Com certeza não são expostos, pois ou não foram realizadas campanhas com esses temas, ou foram poucas e não compensa nem divulgar.

Sera que realmente as "igrejas" existentes são Igrejas de Deus? 

escrito por
Luís Antonio Ramos

Nenhum comentário: