domingo, 5 de dezembro de 2010

Pastores interessados ou Pastores interesseiros?


Por Bruno Santos

Conta-se a história de um homem que foi a um sacerdote e disse:
- Pastor, quero celebrar um culto de ação de Graça pelo meu cachorro.
O Pastor ficou indignado:
- Como assim? Um culto para agradecer pelo seu cachorro?
- É meu cachorro de estimação - disse o homem. - Eu amava aquele cachorro, e gostaria que o senhor orasse por ele, pelo tempo que convivemos juntos.
- Não oramos por cachorros aqui - disse o sacerdote. - Você pode tentar na igreja da esquina. Pergunte a eles se podem fazer um culto para você lá.
Enquanto ia saindo, o homem disse ao sacerdote:
Eu realmente amava aquele cachorro. Estava planejando até dar uma oferta de um milhão de dólares por esse culto
Espere um pouco - exclamou o pastor. - é que Você não disse que seu cachorro era evangélico.

Hoje a classe de pastores vive uma divisão clara de ética e compromisso com o ministério. Alguns são pastores que oram pelas suas ovelhas, se preocupam com elas, e nutrem as melhores expectativas pelo seu crescimento, procurando ensina-las no caminho correto do Evangelho de Cristo. Outros são os lobos roubadores, gente sem escrúpulo, que estão preocupados com "os bens" das ovelhas, em tirar e tosquiar sua pele e tudo o que possuem.
Parece que na história da Igreja sempre tem sido desse jeito. Desde o início da era cristã, a igreja precisou conviver com essa dicotomização do ministério falso e verdadeiro, daquele que é chamado pelo Senhor e daquele que se aproveita da fé alheia. Daquele que busca para salvar e daquele que encontra para perder. Daquela que dá de Graça e daquele que tira toda a Graça das pessoas.
Toda cabeça que vê o Evangelho na base do custo benefício, prega um evangelho anátema, é maldição. Pior do que um não-evangelho é um pseudo-evangelho. Por isso um fariseu religioso estava mais no inferno do que uma prostituta promíscua aos olhos de Jesus. Cuidado com aqueles pastores que demonstram um interesse porque são interesseiros e não interessados. Cuidado!

Nenhum comentário: