terça-feira, 12 de outubro de 2010

Adorar a Vida inteira - John Piper


Adoração em Espírito

O que significa a expressão "em espírito"? "... está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito..." (4.23). Alguns intérpretes entendem que a expressão se refere ao Espírito Santo de Deus. Eu entendo que se refere ao nosso espírito. Talvez as duas interpretações não estejam muito distantes do que Jesus quer dizer. Em João 3.6, ele estabele¬ce uma extraordinária ligação entre o Espírito de Deus e nosso es¬pírito: "... o que nasce do Espírito é espírito". Enquanto o Espírito Santo não vivificar nosso espírito com o nascimento de uma nova

vida, nosso espírito estará morto e indiferente, nem sequer terá a capacidade de ser espírito. Somente quem é nascido do Espírito é espírito (vivo). Assim, quando Jesus diz que os verdadeiros adora¬dores adorarão ao Pai "em espírito", ele quer dizer que a verdadei¬ra adoração é possível apenas aos espíritos que se tornaram vivos e sensíveis por meio da vivificação do Espírito de Deus.

Esse "espírito" é essencial na adoração. Caso contrário, a adoração é morta. Ou usamos a expressão de Jesus, ou ela é empregada "em vão".

Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens. (Mateus 15.8,9)

Um coração (e espírito) vivo e em sintonia com Deus é essencial. Jesus contrasta a autêntica adoração em espírito e verdade com a adoração externa concentrada em Samaria e em Jerusalém. Aque¬la adoração torna-se autêntica por dois motivos: a mente de quem adora compreende a verdade de Jesus, e o espírito de quem adora se sente estimulado a agir de acordo com a verdade que a mente conhece. Quem não sente nenhuma afeição por Deus, despertada pela verdade de Jesus, não está adorando "em espírito e em verda¬de".  Aquele cuja afeição foi construída em cima de falsos conceitos acerca de Deus não está adorando "em espírito e em verdade". Jesus ordena a adoração em espírito e a adoração em verdade.

Adorar a Vida Inteira

Uma das implicações desse conceito de adoração é que ela se aplica à vida inteira, bem como aos cultos na igreja. A essência da adora¬ção está na visão verdadeira de Deus em nossa mente e nas afeições autênticas de nosso espírito por Deus. Toda vez que manifestamos a excelência de Deus por meio de palavras ou de ações procedentes de um espírito que o ama como ele realmente é, estamos adoran¬do em espírito e em verdade. Pode ser no trabalho, em casa ou na igreja. Não importa. O importante é que vejamos a glória de Deus em Jesus (verdade) e o amemos acima de todas as coisas (espírito). Quando isso transborda em nós, tratamos as pessoas com amor e abnegação, para o bem delas. Poucas coisas manifestam de maneira mais clara a beleza de Deus. Para os seguidores de Jesus, esse tipo de adoração se aplica à vida inteira.

Essa idéia é magnificamente ilustrada na conexão que Jesus faz entre adorar a Deus e servir a Deus. Jesus disse ao Diabo quando este o tentava: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto' " (Mateus 4.10). O ato de servir era quase sempre vinculado ao ato de adorar, como manifestação ex¬terior do ministério religioso no templo. Agora, porém, o templo é Jesus. Como o ato de adorá-lo e servir a ele pode ser transformado?

Nenhum comentário: