quarta-feira, 28 de julho de 2010

Qualificações dos Presbíteros: Bom Testemunho dos de Fora

Juliano Heyse (editor)
Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. 1 Tm 3:7

Introdução

Esta qualificação só aparece na lista de Timóteo e está ligada ao testemunho do presbítero. Não há muito o que comentar aqui. A qualificação é praticamente auto-explicativa.

Grego

• Em 1 Timóteo testemunho - μαρτυρια - marturia / de fora - εξοτθεν - exothen

Strongs - testemunho - o que alguém testifica, testemunho / de fora - de fora, exterior

Rienecker e Rogers - de fora - de fora, um termo para incrédulos (v. 1 Ts 4:12; Cl 4:5)

Outras versões

Outras traduções do mesmo termo em português:
Almeida Revista e Atualizada (ARA)tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo
Nova Versão Internacional(NVI)ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo
Almeida Revista e Corrigida(ARC)tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo
Nova Tradução na Linguagem de Hoje(NTLH)seja respeitado pelos de fora da Igreja, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do Diabo
Tradução Brasileira(TB)tenha bom testemunho dos que são de fora, para que não caia no opróbrio e no laço do Diabo

Comentários

• Broadman – A missão da igreja depende da boa reputação dos seus membros, especialmente seus líderes. Uma reputação ruim deixa o líder à mercê do opróbrio e laço do diabo.
• D. A. Carson (-)
• Jamieson, Fausset e Brown daqueles gentios ainda não convertidos ao redor (1 Co 5:12 Col 4:5 1 Ts 4:12), para que eles possam ser o mais prontamente ganhos para o Evangelho (1 Pe 2:12), e que o nome de Cristo possa ser glorificado. Nem mesmo a vida pregressa de um bispo deveria estar aberta a repreensão.
• João Calvino –Isto parece ser muito difícil, para que um homem religioso deva ter, como testemunhas da integridade dele, infiéis que estão furiosamente loucos para contar mentiras contra nós. Mas o que o apóstolo quer dizer que, tanto quanto se pode verificar em relação ao comportamento externo, até mesmo os incrédulos são constrangidos a reconhecer que ele é um bom homem; Já que, embora eles infundadamente caluniem todos os filhos de Deus, contudo eles não podem declarar que é um homem mau aquele que conduz uma vida boa e inofensiva no meio deles. Tal é o reconhecimento de retidão que Paulo aqui descreve.
• John Gill Quer dizer, "fora da igreja", como está na versão arábica; para que homens maus, apesar de não gostarem dos princípios e profissão de ministros piedosos e menosprezarem o ofício deles, não possam senão falar bem da vida e conversação decente deles. E esta parte do caráter deles é necessária para que possam convidar as pessoas a ouvi-los e recomendar o ministério deles para elas. (...) para que não caia em opróbrio, na repreensão de homens, não só do mundo, mas dos que professam a religião, que podem ser hábeis em censurá-lo por seus pecados passados, especialmente aqueles que podem cair sob as censuras dele, advertências e reprovações que por este meio se tornarão em grande medida inúteis e ineficazes.
• John MacArthur Um líder na igreja deve ter uma reputação incontestável na comunidade não crente, mesmo que as pessoas ali discordem com suas posições morais e teológicas. Como ele poderia ter um impacto espiritual naqueles que não o respeitam? Cf. Mt 5:48; Fp 2:15.
• Matthew Henry Ele deve ter boa reputação entre os seus vizinhos, e não estar sob nenhuma reprovação por comportamentos anteriores; porque o diabo fará uso disso para enlaçar outros e operar neles uma aversão pela doutrina de Cristo pregada por aqueles que não tiverem um bom registro de vida.
• New American Commentary –Um líder de igreja efetivo precisa ter o respeito de até mesmo do mundo não salvo. Se o comportamento do líder não apresentar um testemunho respeitável, o diabo pode apanhar a igreja em uma armadilha tornando os de fora desconfiados em crer no evangelho.
A "boa reputação" é literalmente um "bom testemunha". Este é um apelo para que o líder de igreja tenha um bom nome e posição na comunidade mais ampla. A menção do nome do líder não deveria causar escárnio entre os oponentes do evangelho. O comportamento do líder deveria prover um exemplo de integridade e compromisso com o evangelho que ele professa.
Os de fora são aqueles que não creem no evangelho. Os instintos morais de pessoas de fora iluminadas são sãos e merecedores de respeito. Cristãos não devem ignorar tais opiniões ao avaliar o caráter de um líder potencial.
O "opróbrio" pode ser aquela reprovação que os de fora trazem sobre cristãos professos que desonram o cristianismo pela desobediência. Satanás usa tal opróbrio para apanhar as suas vítimas. Se o bispo tiver uma reputação ofensiva para com o mundo não salvo, ele e a igreja inteira entrarão em opróbrio. Paulo declarou que tal opróbrio é uma armadilha colocada pelo diabo. Quando os líderes de igreja vivem de tal modo que os estranhos não salvos recusam escutar a mensagem deles, o diabo claramente atraiu os crentes para uma armadilha. Os cristãos têm que perceber que os incrédulos examinam as ações deles com um holofote à procura de falhas. O apelo de Paulo é para que líderes de igreja não dêem nenhuma oportunidade genuína para que incrédulos os acusem.
• William MacDonald O bispo é um homem que deve ter bom testemunho na comunidade. Aqueles que estão de fora é uma referência aos não-cristãos. Sem esse bom testemunho, ele se torna sujeito às acusações dos homens e opróbrio do diabo. Essas acusações podem vir tanto de cristãos como de não-cristãos. O opróbrio do diabo é uma armadilha de Satanás para aqueles que não vivem em concordância com suas confissões. Quando Satanás captura homens em sua armadilha, ele os aprisiona para ridicularizar, escarnecer e desprezar.

Conclusão

O presbítero precisa ser alguém irrepreensível não só dentro da igreja, mas também fora dela. As pessoas que o conhecem fora da igreja devem, como disse Calvino, "reconhecer que ele é um bom homem", mesmo que não gostem dele e até nutram uma inimizade contra ele por causa do Evangelho. Homens que são mal vistos pelas pessoas incrédulas, em seu caráter e comportamento, não servem para serem líderes na igreja do Senhor.

Nenhum comentário: