sábado, 6 de março de 2010

As Fases da Mudança

Uma das palavras mais faladas dentro das igrejas hoje em dia é a palavra Mudança.


Frases como “se você realmente quer ter um encontro com Deus precisa mudar de vida, se quiser receber algo da parte de Deus é necessário mudar”, e assim por diante.

Mais se pararmos pra pensar, será que realmente entendemos o que é mudança?
Antes de continuar é preciso entender o significado da palavra mudança:

Mudança: ato ou efeito de mudar.

Mudar: remover, deslocar, alterar, trocar, variar, desviar, transferir de um local para outro, tornar – se diferente do que era.

Já não é novidade ouvir dentro de nossas igrejas pessoas reclamarem que tentam, tentam, tentam mais não conseguem mudar.
Fazem jejum, participam de campanhas de oração e nada, tudo continua do mesmo jeito, ou o máximo que conseguem é mudar por alguns dias e depois voltar às velhas práticas.

Mais afinal porque não conseguimos mudar?

Para vivermos uma mudança segundo a Bíblia precisamos entender pelo menos três fazes em que envolve uma mudança que são o Querer, o se Dispor e o Crer.

O Querer

Não existe mudança se não haver a vontade de mudar.
Toda mudança começa no desejo de mudar, é preciso localizar algo em que não esta agradando e a partir daí decidir onde deve ocorrer a mudança.
Uma coisa que tem que se levar em consideração é que essa mudança tem que ser feita para agradar a Deus, e não para satisfazer os nossos desejos e o de outras pessoas.
Ou seja, devemos mudar em nós aquilo que ainda existe e não esta agradando a Deus, por isso é necessário o Querer.
O problema é que isso na maioria das vezes não é fácil, porque estamos tentando mudar de vida para agradar a alguém, no caso aqui é Deus, e não simplesmente porque queremos.
Essas mudanças como nas mudanças de casas, de um emprego, de escola, são dolorosas, sofridas, e ás vezes levam tempo para se adaptar a elas.

Mais o primeiro passo para que elas ocorram é o Querer.

“Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.” Jr 13: 23.

Se Dispor

Se dispor é o mesmo que se colocar a disposição, estar disposto,inclinado, determinado a fazer algo.
A vida cristã é um processo de se colocar a disposição sempre, vejamos um exemplo citado pelo apóstolo Paulo aos filipenses.

“Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse; visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo.” Fl 2: 29, 30

Paulo estava falando aqui de Timóteo, o qual ele estaria enviando aos filipenses e que eles deveriam receber este servo de Deus bem, pois havia se disposto na obra de Deus de tal maneira que quase morreu.

“Levanta-te, pois esta coisa é de tua incumbência, e nós seremos contigo; sê forte e age.” Ed 10: 4.

Assim devemos agir quando queremos viver uma mudança em nossas vidas, fazer a nossa parte aquilo que esta ao nosso alcance, a nossa incumbência não importando com as circunstâncias, pois o Senhor certamente fará a parte dele.

Crer

Se queremos realmente viver uma mudança real em nossas vidas temos que crer que isso possa ocorrer.

Mais porque Crer?

A mudança só será real e contínua em nossas vidas se ela for realizada por Deus.
Não existe mudança sem Deus, e ele só muda quem crer que Ele possa fazer isso, não é na nossa força.
As mudanças realizadas na nossa força são passageiras e sem resultados reais.

“Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.” Dt 8: 17,18

A maioria das pessoas que estão frustradas dentro das igrejas por almejar mudanças em suas vidas e não conseguirem é porque querem adquirir essas mudanças através das suas próprias forças, e não é isso que a Bíblia ensina mais sim o contrário que devemos ser totalmente de Deus.

Quando compreendermos estes três princípios básicos sobre mudança e Querer, se Dispor e Crer em Deus ai sim seremos uma igreja que viverá a mudança que Deus quer.


Luís Ramos

Nenhum comentário: