sábado, 10 de abril de 2010

A Graça de Padecer - John Piper


Deus Permite ou Determina o Sofrimento dos seus Mensageiros? -



Por que Deus permite isso? Não, essa não é bem a pergunta certa. Devemos perguntar: Por que Deus determina isso? Essas coisas fazem parte do plano de Deus para o seu povo, assim como o sofrimento e morte de Jesus foram parte do plano de salvação de Deus (At 4.27-28; Is 53.10). E verdade que Satanás pode ser o agente mais imediato do sofrimento, embora ele nada possa fazer sem a permissão de Deus. Paulo menciona o sofrimento como uma dádiva de Deus: "Foi concedida [a vós] a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele (Fp 1.29).


Duas vezes Pedro falou do sofrimento como sendo a vontade de Deus: "Se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.... Os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem" (1 Pe 3.17; 4.19).


Tiago colocou toda a sua vida, incluindo os obstáculos aparentemente acidentais aos nossos planos, sob a vontade soberana de Deus: "Atendei agora, vós que dizeis: 'Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.' ... Em vez disso, devíeis dizer: 'Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo'" (Tg 4.13,15). Pneus furados, acidentes de carro, rodovia em obras - seja o que for que o impeça de realizar seus planos - são da vontade de Deus. "Se Deus quiser, você vai viver e fazer isto ou aquilo."


O escritor de Hebreus coloca todo o nosso sofrimento sob o estandarte da disciplina amorosa de Deus. Não é um acidente que ele permite; é um plano para a nossa santidade.


Na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: "Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele é reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe." (Hb 12.4-6)


O sofrimento que os missionários encontram não é algo imprevisto pelo Senhor. Ele viu isso claramente, consentiu e enviou seus discípulos para o mesmo perigo. "Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos" (Mt 10.16). "Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, e alguns deles matarão e a outros perseguirão" (Lc 11.49). Como Paulo diz em 1 Tessalonicenses 3.3, somos "designados" ou "determinados" para essas coisas.

Fonte: http://www.ocristaohedonista.com/

Nenhum comentário: