sábado, 17 de abril de 2010

Cadê o Alimento?






Uma das frases mais faladas hoje em dia nas igrejas é “Você Precisa Ter Fome de Deus”.


É muito importante ter fome de Deus, é o que mantém o cristão querendo estar buscando a Deus sempre.
Mais uma coisa tem me incomodado muito, é que conversando com muitos cristãos é cada vez maior o numero de pessoas que participam dos cultos e tem saído frustradas. Frustradas porque estas tem ido aos cultos para alimentar as suas vidas com a Palavra de Deus e não tem sido satisfeitas.


Se precisamos ter Fome de Deus onde esta o Alimento que sacia esta Fome?


Fome: grande apetite de comer falta ou escassez de alimento.


Alimento: toda substância que serve para nutrir, sustentar.


Segundo algumas pesquisas recentes no mundo pelo menos um bilhão de pessoas passam fome e no Brasil são aproximadamente 50 milhões de pessoas, ou seja, 40% da população.
Dessas pessoas cerca de 5 a 20 milhões morrem por ano.
Uma das maiores causas da fome é a Má distribuição dos Alimentos.


Mais o que isso tem a ver com a igreja?


Em Deuteronômio 8: 3 diz:


"Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem".


Aqui esta a resposta, a Bíblia diz que não é só de pão, ou alimento físico que o homem viverá mais da Palavra que sai da Boca de Deus.


Se analisarmos friamente quem é a boca de Deus hoje?


No Antigo testamento os profetas eram a boca de Deus, depois o próprio Jesus foi e em seguida os apóstolos, e hoje em dia, bom teria que ser os “pastores”.
Uma pesquisa realizada recentemente pela Abba Press & Sociedade Bíblica Ibero-Americana mostrou que mais da metade dos “pastores” nunca leram a Bíblia inteira se quer uma vez.


Ah sim agora eu começo a entender o porquê de vários cristãos estarem reclamando de participarem dos cultos e não terem sua Fome por Deus serem saciadas.


Se a Bíblia é a Palavra de Deus e os “pastores” não a lêem como vão alimentar o povo?


O pior de tudo é que alguns “pastores” além de não lerem a Bíblia ainda falam para o seu rebanho tomarem cuidado em ler muito a Bíblia, pois a letra mata.


“Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indos pelas aldeias comprem para si o que comer.


Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer


Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes”. Mt 14:15-17


Esse texto é muito interessante, pois mostra a realidade da igreja hoje.
Existe uma multidão faminta seguindo a Jesus e como os discípulos daquela época não estão conseguindo alimentar a multidão.
Note no texto que Jesus primeiro manda os discípulos alimentar a multidão, mais a resposta foi imediata “nada temos aqui senão cinco pães e dois peixinhos”.
Se Jesus não entrasse com providência a multidão certamente morreria de fome.


Os discípulos daquela época são os “pastores” de hoje que não tem nada mais a oferecer ao seu rebanho a não ser “ cinco pães e dois peixinhos”.


O problema é que esses “cinco pães e dois peixinhos” como naquela época não é o suficiente para alimentar a multidão faminta, mais a diferença é que nos tempos de Jesus ele não despediu a multidão faminta, ao contrário só a despediu depois de saciar a sua fome.
O que não tem acontecido hoje pois as pessoas tem ido nos “cultos” em busca de alimento mais tem voltado para suas casas frustradas pois tem sido despedidas pelos seus “pastores” mais famintas ainda.
Famintas porque é cada vez mais constante e normal as pregações dos “pastores” modernos se parecerem mais com historinhas da carochinha do que a Palavra de Deus pregada.
Mais isso é normal, já que segundo a pesquisa a maioria dos “pastores” não lêem a Bíblia como podem então falar dela.


“O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração”. Lc 6:45


Só nos resta orar para que Deus tenha misericórdia do seu povo e levante Pastores que gostem de ler e praticar sua palavra para alimentar a multidão faminta.


Luís Antonio Ramos

Nenhum comentário: