segunda-feira, 20 de junho de 2011

Não Negligencie a Bíblia – J. C. Ryle



1.Talvez você leia muitos livros, mas nunca leu a Bíblia. Se esta é a sua condição, não posso falar-lhe qualquer palavra de conforto, pois você está correndo o perigo de perder sua alma. Sua negligência para com a Bíblia é uma prova evidente de que você não ama a Deus. Uma pessoa com um corpo sadio tem um apetite saudável; uma pessoa com uma alma sadia manifesta apetite pela Palavra de Deus. Mas é óbvio que você está sofrendo uma terrível doença espiritual. Você não vai se arrepender?

Sei que não posso atingir seu coração, de modo a fazê-lo perceber e sentir estas coisas, mas protesto contra a sua negligência com relação à Bíblia e apelo à sua consciência que considere o meu alerta. Não deixe que seja tarde demais para arrepender-se! Não adie a leitura da Bíblia para a hora em que você estiver morrendo e, então, vier a pensar que ela nada significa para você quando você mais precisa dela! Não fique dizendo: "As pessoas vivem perfeitamente bem sem a leitura da Bíblia". Você acabará descobrindo, a seu próprio custo, que tais pessoas estão agindo muito mal e acabarão no inferno. Cuidado para que um dia você não venha a dizer: "Se ao menos eu tivesse dado à Bíblia tanta atenção quanto dei a outros livros, revistas e jornais, não estaria sem esperança nas minhas últimas horas de vida". Estou lhe dando um aviso claro. Que Deus tenha misericórdia de sua alma.

2.Talvez você esteja desejando iniciar a leitura da Bíblia mas necessita de conselho a respeito. 
Deixe-me ajudá-lo.
Comece a ler a Bíblia hoje. Boas intenções não bastam. Você realmente precisa começar a lê-la. Faça-o com um profundo desejo de entendê-la. Ler sem compreender não vai ajudá-lo. Leia a Bíblia com humildade e fé semelhante à de uma criança. Você deve submeter-se a ela; não tente julgá-la. Leia-a com a intenção de obedecê-la, aplicando a si mesmo o que você lê. A Bíblia deve afetar o seu comportamento. Leia a Bíblia todos os dias. Você gosta de se alimentar todos os dias; a Bíblia é o alimento de sua alma. Leia a Bíblia toda, de forma sistemática. Você não tem o direito de ler apenas as passagens que mais gosta. Interprete a Bíblia de forma simples e objetiva. A interpretação correta é, normalmente, a mais simples e óbvia. Leia a Bíblia com sua mente voltada para Cristo. E, ao ler o Antigo Testamento, tente compreender como ele aponta em direção a Cristo.

Acredito firmemente que se você agir segundo estes princípios, Deus não lhe permitirá compreender mal o caminho para o céu.

3.Talvez você seja alguém que ama e acredita na Bíblia, mas não a lê muito. 
É provável que obterá pouco conforto das Escrituras nas horas de necessidade e jamais se tornará uma pessoa firmemente alicerçada na verdade. Além disso, você provavelmente cometerá grandes erros em sua vida — no seu casamento, na sua vida em família, no seu relacionamento com outras pessoas. E talvez seja enganado, pelo menos por algum tempo, por falsos mestres. Não basta que você leia a Bíblia apenas um pouco — precisa lê-la bastante, deixando que a Palavra de Cristo habite ricamente em você (Cl 3.16).

4.Talvez você seja uma pessoa que lê muito a Bíblia, mas está tentado a desistir por achar que isto não está lhe fazendo bem algum
Permita dizer-lhe que esta tentação vem do maligno. A Bíblia pode estar lhe ajudando mais do que você pensa; pode estar produzindo um efeito imperceptível sobre o seu caráter, livrando-o de erros e pecados nos quais, de outro modo, você cairia. Se parar de ler a Bíblia, você acabará descobrindo isto às suas próprias custas! 5. Talvez você realmente ame a Bíblia, viva por ela e a leia bastante. Se for assim, então decida lê-la mais e mais, a cada ano de sua vida, a fim de gravá-la em sua memória e seu coração. Quando se encontrar às portas da morte, pode ser que você estará incapacitado de ler, e será precioso, então, tê-la guardada em seu coração (SI 119.11). Resolva, também, ser ainda mais atento com relação a seu hábito de ler a Bíblia, a cada ano de sua vida, e honrar mais a Bíblia na sua vida em família. Decida meditar mais na Bíblia e conversar mais a respeito dela com outros crentes. Finalmente, tome a resolução de viver mais e mais fundamentado na Bíblia. Deixe-a avaliar tudo que você faz e, com a ajuda de Deus, esteja determinado a ser governado por ela.

Nenhum comentário: