terça-feira, 1 de junho de 2010

Aconselhamento ao avesso!



Aconselhar pessoas não é necessariamente algo difícil. O que é realmente difícil é encontrar pessoas que buscam conselho. E tentar fazer valer um conselho na vida de alguém que não se importa, é pura perda de tempo.
Ao lidar com pessoas e seus problemas, quase sempre me oponho aos que preferem dizer às pessoas o que elas devem fazer. Digo isto por que a experiência revela que a maioria das pessoas SABE O QUE DEVE FAZER. Mas, se as pessoas sabem, por que procuram “conselheiros”? Simplesmente por que precisam de cúmplices para suas próprias decisões contrárias ao que sabem que é a verdade. Afinal, quando tudo der errado, tais pessoas tem a quem culpar.
Em um aconselhamento, devemos ajudar as pessoas a dizerem com sua própria boca aquilo que sabem que é o melhor. E então podemos ser aqueles que irão ajudar a viabilizar tais coisas. Acredite… isto é possível na maioria esmagadora das vezes. E nas vezes restantes, apenas choraremos com as pessoas; mostrando o quanto realmente nos importamos com elas da mesma maneira que Cristo se importa.

Nenhum comentário: